Pedras preciosas e seus significados

Pedras preciosas e seus significados

A Natureza é realmente abundante. Quem aprecia joias não pode negar que o Reino Mineral, combinando seus mais de 4 mil componentes, nos presenteou com uma diversidade incrível de tipos e cores de pedras preciosas.

Na mineralogia, são chamadas de gemas e são muito apreciadas por suas características como durabilidade, transparência, cor e brilho. 

Há séculos o homem percebeu que, ao polir ou lapidar alguns desses minerais, sua beleza era realçada. Logo foram usadas como adornos e peças colecionáveis e ganharam valor e significado, sendo conhecidas como pedras preciosas.

Mas as gemas não são amadas apenas por apreciadores de joias. Místicos de várias correntes creem nas propriedades terapêuticas diversas desses minerais especiais. Vamos conhecer algumas?

Cores e significados das pedras preciosas

Pedras vermelhas: Rubi, granada, rodolita, coral, turmalina. Muito apreciadas por simbolizarem o amor e a fidelidade , também transmitem coragem, confiança e vitalidade. Por ter a cor do sangue, em muitas culturas o Rubi, por exemplo, é associado à preservação da saúde física e mental e acredita-se que beneficie o coração e o sistema circulatório. Diz-se ainda que tem o poder de remover sentimentos e pensamentos ruins, ajudar a estancar sangramentos e proteger seus donos de desgraças. O Rubi é a pedra símbolo do Direito, sendo muito utilizada em anéis de formatura ao longo do tempo.

Pedras azuis: safira azul, topázio, água-marinha, diamante azul, turquesa. Associadas às cores do céu e do mar, as gemas azuis simbolizam paz, verdade e juventude. A safira azul, por exemplo, é chamada, desde a Antiguidade, de “Pedra da Sabedoria”. Muito utilizada em práticas de meditação, a Safira Azul ajuda no fortalecimento da mente e equilíbrio das emoções, além da força mental e da prosperidade. Ela é a pedra símbolo de várias profissões como Administração, Ciência da Computação, Comércio Exterior, Comunicação Social, Engenharia, Filosofia, Matemática e Física.

Pedras verdes: esmeralda, safira verde, malaquita, obsidiana verde. Consideradas da cor da esperança eterna, simbolizam a bem-aventurança, bondade, vitalidade e fertilidade. Talvez a mais famosa delas seja a Esmeralda, que é considerada protetora dos viajantes. Símbolo do amor incondicional e da fidelidade, a Esmeralda também é associada a diversas profissões como Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Veterinária.

Pedras amarelas: citrino, quartzo amarelo, safira amarela, topázio amarelo, jaspe. A cor da felicidade e disposição alegre. Considerada símbolo de autoconfiança e capacidade de tomar as decisões certas. Diz-se que os romanos usavam o Citrino para se protegerem do mau-olhado. Além disso, diz-se que evita pesadelos, transmite força, poder e alegria de viver, aumenta a energia vital, ajudando a desenvolver a criatividade e a expressão dos sentimentos mais profundos e ampliando a generosidade. O Citrino é a pedra associada aos profissionais de Comunicação em geral, Terapeutas Alternativos, funcionários públicos e vendedores. 

Pedras preciosas brancas e transparentes: diamante, safira branca, pérola. Representantes da perfeita harmonia entre alma e corpo, da pureza, fidelidade e inocência. O Diamante, uma das mais apreciadas gemas, é considerado símbolo de amor, união, verdade, pureza e perfeição. Em várias tradições ele representa a imortalidade e o invencível poder espiritual.

Você já conhecia os significados das pedras preciosas? Qual você gosta mais?

Quer ver peças com essas pedras? Clique aqui e fale com uma de nossas vendedoras.

Compartilhe

Fale Conosco via WhatsApp